11 erros comuns no controle de estoque em loja de produtos pet
Fugir de erros comuns de controle de estoque é um dos cuidados essenciais para ter mais sucesso no seu pet shop. A boa notícia é que você pode evitá-los com um planejamento eficiente, treinamento dos colaboradores e organização dos dados gerenciais!
Fazer o controle de estoque pode transformar a sua gestão de uma forma que você nem imaginava. Esse é um dos cuidados mais importantes para manter um pet shop de pé e evitar prejuízos.
Um controle eficiente de estoque vai reduzir desperdícios, garantir que cada produto esteja na prateleira de acordo com a demanda do público e ainda otimizar o seu capital de giro. É assim que você evita perdas financeiras, mantém a satisfação dos clientes e conquista mais estabilidade para promover o crescimento do negócio no mercado pet.
No entanto, será que você está fazendo um bom controle de estoque em seu negócio? Neste artigo, confira 11 erros comuns para não cometer no seu pet shop!
1. Não ter um planejamento claro
Toda história de sucesso começa com um planejamento bem estruturado. Afinal, é difícil coordenar as atividades da rotina de um negócio, se você não tem como base uma ideia das etapas necessárias e os objetivos a serem atingidos.
Por essa razão, comece sempre com um planejamento eficiente. Sabe o que isso significa? Que ele precisa ser claro! Assim, qualquer profissional que fique responsável pela gestão de estoque, ou até mesmo você, deve entender o que precisa ser feito.
O planejamento da aquisição de novos itens precisa ser realizado ao conhecer a demanda real do negócio. Por isso, faça o registro dos principais produtos vendidos e procurados no seu pet shop. Indique também quais são as mercadorias que ficam mais paradas. Com essas informações, vá às compras.
Quer uma dica para melhorar o controle de estoque com um bom planejamento? Defina um estoque mínimo e máximo para cada item, de acordo com a demanda e a procura. Além disso, sempre lembre da sazonalidade no pet shop. Por exemplo, é mais comum sair antipulgas no verão e roupas de cachorros no inverno.
2. Não fazer inventário
Como é que você sabe o que tem no seu estoque se não tem um inventário? Esse é um processo de muita importância dentro de qualquer negócio, mas muitas pessoas pecam ao se esquecer de fazê-lo.
Quando você faz o inventário, estará conferindo item por item, para se certificar de que o estoque físico é exatamente o que está registrado no sistema. É assim que se mantém um maior controle sobre o que está armazenado e o que está saindo da sua loja.
Fazer o inventário é muito importante para evitar vender um produto que você não tem em estoque. Além disso, ajuda a identificar a perda de itens, avarias e até mesmo furtos.
Portanto, programe-se para fazer inventários rotativos para cada tipo de produto vendido. Uma vez por ano, realize esse processo em todo o seu pet shop. Para fechar com chave de ouro, use sempre um sistema de controle para manter a contagem em dia.
3. Fazer pedidos com base em “achismo”
Outra pergunta que você deve se fazer diariamente é: como que eu me programo para fazer as compras no meu pet shop? Se a resposta não está baseada em dados reais do seu negócio, saiba que existe um erro no processo.
Fazer pedidos com base no que você acha que precisa é um grande problema, até mesmo nos negócios de pequeno porte. Afinal, é assim que são adquiridos produtos em excesso, que podem ocupar espaço no estoque e até mesmo vencer antes de serem vendidos.
Outro problema que pode acontecer por comprar novos produtos com base no “achismo” é fazer a aquisição de uma quantidade insuficiente para a demanda. Com isso, você gasta mais com frete, corre o risco de perder clientes por falta de itens na hora certa e precisa refazer o trabalho.
Sendo assim, que tal otimizar o processo de compra e investir em estratégias de sucesso para o seu pet shop? Antes de fechar um pedido com os seus fornecedores, faça uma boa análise do estoque. Para ter como base, use os relatórios de vendas e conheça o histórico dos consumidores. Assim, é possível prever os produtos que você mais vai precisar ter na sua loja.
4. Não treinar os colaboradores responsáveis
Se não é você que faz todo o processo de compra, recebimento do pedido e organização do estoque, é importante treinar adequadamente os colaboradores responsáveis. Sem isso, é fácil perder o controle do que entrou e saiu, além de facilitar a desorganização do espaço físico.
Para otimizar o seu tempo e o dos seus colaboradores, crie um protocolo para ser seguido sempre que entrar ou sair uma mercadoria. Lembre-se da importância de registrar tudo.
Tire um dia para apresentar os procedimentos padrão de recebimento de novos produtos e organização do estoque. Sempre que entrar um colaborador novo ou houver mudanças nos processos do seu pet shop, faça um novo treinamento, para garantir que todos os profissionais estejam alinhados com as ideias do negócio.
5. Não considerar validade de produtos
Não tem como controlar o estoque de um pet shop sem considerar a validade dos produtos. Afinal, existem diversos itens que têm prazo para uso, como alimentos, medicamentos e itens de higiene.
Se o seu negócio não faz uma boa gestão do estoque, pode perder diversas mercadorias por vencimento. É por isso que programar a compra com base na saída dos produtos vai ajudar a evitar excessos.
No entanto, não é só isso que vai ajudar a organizar o estoque. Crie também uma ordem de armazenamento. O primeiro que entrar deve ser o primeiro a sair, para não ficar guardado por muito tempo e correr o risco de vencer antes de ser vendido.
Deixe sempre visível a data de validade dos lotes dos produtos comercializados no seu estoque. Assim, todos os colaboradores vão saber quais são as mercadorias que precisam ser levadas primeiro às prateleiras.
Se notar que tem muitos produtos perto de vencer, é sinal de que você precisa fazer uma promoção para que saiam mais mercadorias em muito tempo.
Lembre-se de que o prejuízo de perder itens por validade pode ser maior do que aplicar grandes descontos. Inclusive, se um consumidor identificar um produto vencido na prateleira, pode realizar denúncias aos órgãos de proteção ao consumidor, segundo o Procon.
6. Conferir as entregas apenas superficialmente
Como os produtos são recebidos no seu pet shop? Isso porque, conferir as entregas com atenção é muito importante. Afinal, nada garante que os fornecedores realizaram o envio correto dos itens na quantidade solicitada, a não ser que você verifique.
Portanto, sempre que chegar uma mercadoria nova, pegue a nota fiscal e confira todos os produtos recebidos para se certificar de que está na quantidade correta. Observe também se não veio item errado ou com avarias. Em caso de qualquer problema identificado, notifique o fornecedor rapidamente.
7. Não integrar estoque com vendas e financeiro
Nenhum setor do seu negócio atua de forma independente. Por isso que um sistema de controle de estoque eficiente vai sempre fazer a integração com o financeiro e com o de vendas.
Com essa combinação de informações, é possível criar estratégias de vendas eficazes para atingir os objetivos financeiros. Da mesma maneira, você pode gerenciar o estoque de acordo com o fluxo de caixa, a demanda dos produtos e o orçamento disponível.
Se for possível, conte com a tecnologia para automatizar a atualização das informações. Um sistema digital pode realizar a baixa de estoque a cada venda automaticamente. Além disso, é capaz de gerar relatórios para acompanhar os índices de desempenho das vendas e investir em um bom planejamento financeiro.
8. Manter as informações desatualizadas
Todos os dados do estoque precisam estar atualizados para prevenir perdas, erros e má gestão. A organização do seu pet shop depende diretamente disso, para que você não tome decisões com base em dados errados.
Por isso, todos os dias, faça a atualização do estoque. Vale a pena utilizar também um sistema de registro e rastreamento dos produtos, como o código de barras. Para facilitar o processo, determine essa tarefa para apenas um responsável. Com isso, o controle de entrada e saída fica mais preciso e com menos risco de erros.
9. Fazer o controle de forma manual
Por mais que o seu pet shop seja pequeno, o controle de vendas e estoque não precisa ser feito manualmente. Essa prática pode gastar mais tempo do que o necessário e aumentar as chances de erros.
Pelo contrário, conte sempre com um sistema automatizado e integrado a um leitor de código de barras. Você vai perceber o impacto de um software gerenciador de estoque na organização diária e no planejamento das compras.
10. Não controlar o que entra e o que sai
Cada entrada e saída são relevantes, independentemente do custo do item. Fazer o controle do estoque de produtos é indispensável para manter os processos organizados.
Como visto, delegar o controle do que entra e sai, assim como a verificação, para um colaborador, vai ajudar a manter a organização. No entanto, investia também em recursos que otimizam esses processos e diminuem erros.
11. Não investir em tecnologia
Não tem como falar de gestão de estoque para pet shop e deixar de lado a importância da tecnologia. Contar com sistemas digitais, computação em nuvem, dispositivos inteligentes e softwares adequados para o seu negócio vai transformar toda a rotina.
Vale destacar também que existem produtos e serviços para os mais variados portes de negócios. Sendo assim, você não precisa investir valores exorbitantes para ter acesso a soluções de qualidade para o controle de estoque.
É para isso que existe o ZettaPet. O sistema é completo para melhorar a precisão do controle de estoque, integrar as vendas, as finanças e o cadastro de clientes, e ainda ter acesso a relatórios estratégicos.
Tendo em vista a importância do controle de estoque, investir nas soluções adequadas vai ajudar a evitar erros. O sistema de gestão do ZettaPet é um grande aliado para aumentar a eficiência e a competitividade do seu negócio. Portanto, dê o próximo passo para o sucesso do seu pet shop e conte com softwares de qualidade
.
Tudo pronto para aprimorar a gestão do seu negócio? Baixe o nosso guia completo para otimizar a organização em pet shops e confira excelentes dicas!