Home / Pet Shops / KPIS para Pet Shops: você sabe quais são e como monitorar?

KPIS para Pet Shops: você sabe quais são e como monitorar?

Para garantir o sucesso e a sustentabilidade no seu pet shop, é crucial monitorar e analisar indicadores-chave de desempenho (KPIs). Vamos juntos explorar as principais métricas para o seu pet, elas podem ser a chave para o crescimento e a eficiência operacional do seu negócio.

Ticket médio de compra

O ticket médio de compra revela o valor médio gasto por cliente em uma única transação. Aumentar esse valor pode ser estratégico para aumentar a receita total do Pet Shop. Oferecer promoções, pacotes ou programas de fidelidade são algumas das maneiras de influenciar positivamente o ticket médio de compra.

Aquisição de novos clientes

Descubra quem são seus clientes habituais, os que compram com frequência e os novos visitantes em sua loja. Além disso, saiba de onde vêm esses novos clientes.

Assim, você consegue avaliar melhor o impacto das suas estratégias para atrair clientes. Isso não apenas se aplica aos novos clientes, mas também ajuda a entender e melhorar as estratégias de retenção

Taxa de conversão de vendas

Entender a porcentagem de pessoas que compram algo em relação ao número total de pessoas que visitam a loja é essencial. Acompanhar essa taxa ajuda a entender se as estratégias de marketing, a organização dos produtos e as habilidades de vendas da equipe estão funcionando bem.

Esse tipo de indicador também ajuda a avaliar o padrão de despesas da empresa. Assim, você consegue identificar formas de reduzir custos sem perder eficiência operacional.

Níveis de estoque

Manter um equilíbrio adequado de estoque é crucial para garantir que os produtos estejam disponíveis quando os clientes precisarem. Monitorar os níveis de estoque ajuda a evitar perdas de vendas devido a itens esgotados ou excesso de estoque, otimizando assim a gestão de inventário.

Com os KPIS alinhados à movimentação de mercadorias, você consegue:

  • definir os produtos mais populares;
  • desenvolver um trabalho de estoque mínimo;
  • identificar o melhor padrão de compras com os fornecedores do seu pet shop;
  • avaliar a melhor sazonalidade de cada tipo de produto.

Fique de olho na rotatividade de estoque e no número médio de dias para vender seu estoque

Retenção de clientes

A fidelidade do cliente é vital para o sucesso a longo prazo. A taxa de retenção de clientes avalia a capacidade do Pet Shop em manter clientes existentes ao longo do tempo. Clientes satisfeitos não apenas retornam, mas também podem se tornar defensores da marca, recomendando o Pet Shop para amigos e familiares.

Colha a opinião dos clientes. Pergunte para eles, no momento de conclusão da venda, ou por meio de pesquisas de satisfação atribuindo notas pelo atendimento de 1 a 5 para criar uma nota base de qualidade dos produtos/serviços oferecidos.

Taxa de agendamento de serviços e custo de aquisição de clientes

Se o seu Pet Shop oferece serviços como banho, tosa e cuidados veterinários, a taxa de agendamento desses serviços é um KPI vital. Ele reflete a demanda pelos serviços prestados, permitindo otimizar a agenda e garantir uma prestação eficiente de serviços.

Procure sempre saber de onde vieram as pessoas que fizeram compras em seu pet shop pela primeira vez, quanto menor for o CAC melhor, um serviço bem-feito e um atendimento exemplar fazem com que os seus clientes satisfeitos recomendem o trabalho do seu pet shop. E isso tudo pode render mais assertividade em suas campanhas de marketing.

Índice de churns

Churn é a média de clientes novos e aqueles que deixaram de comprar. E esse tipo de avaliação auxilia em saber o quanto você tem conseguido reter os consumidores, o grau de satisfação deles e ainda serve para nortear a respeito dos motivos que levam um cliente a deixar de ir ao seu pet shop.

Taxa de atrasos e cancelamentos

Quantos clientes desmarcaram o serviço de banho e tosa agendado? Qual é a média de atrasos, eles são motivados pela sua equipe ou pelos clientes?

Saber esses números permite que você monte uma agenda mais blindada contra imprevistos. Isso vai ajudar vice a oferecer um serviço mais completo e também não vai sobrecarregar a agenda da sua equipe.

Monitorar, monitorar e monitorar…

Em um mercado competitivo como o de Pet Shops, o sucesso vai além de simplesmente oferecer produtos para animais de estimação. Monitorar e analisar esses KPIs proporciona uma visão abrangente do desempenho do seu negócio, permitindo ajustes estratégicos e a implementação de práticas que impulsionarão o crescimento e a satisfação do cliente.

Ao focar nessas métricas, você estará preparado para enfrentar os desafios do mercado e construir um Pet Shop de sucesso.

O ZettaPet pode te ajudar a monitorar os KPIs e melhorar o seu serviço!

Não somos o sistema mais completo no país atoa. Com o ZettaPet você tem recursos variados como relatórios e indicadores, lembretes personalizados direto para o WhatsApp do cliente, controle total de estoque, atendimento completo a partir das informações organizadas do paciente e muito mais!

Teste por 7 dias grátis e descubra na prática tudo o que podemos fazer pelo seu negócio!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *