Como oferecer serviço de banho e tosa no seu pet shop?
Quem quer se destacar em um mercado em expansão precisa saber oferecer o que os concorrentes oferecem, mas com diferenciais que colocam o seu negócio em destaque. No caso dos pet shops, ter serviços de banho e tosa pode facilitar muito a adesão de clientes.
A venda de produtos é o ponto-chave do pet shop. No entanto, você não precisa se restringir a apenas essa oferta. Diversificar as opções para os clientes vai ajudar a expandir o seu público. Por isso, vale muito a pena incluir serviços diversos no seu portfólio.
Neste artigo, entenda por que vale a pena oferecer os serviços de banho e tosa no seu pet shop e como aproveitar essa iniciativa para elevar o faturamento ao máximo!
Por que incluir banho e tosa no pet shop?
Não são todos os pet shops que investem nos serviços de banho e tosa. Afinal, é preciso preparar uma estrutura adequada para suportar cães e gatos de diferentes portes. Além disso, contar com mão de obra qualificada também envolve uma certa dedicação para procurar os profissionais adequados.
Por outro lado, ter um diferencial competitivo é sempre importante para conseguir um destaque no mercado de pet shops. Nesse caso, o banho e tosa podem oferecer uma série de vantagens.
Só de colocar um serviço a mais no portfólio do seu negócio, é possível abrir as portas para novas oportunidades de faturamento. Lembre-se também de que serviços recorrentes são ótimos para ter mais previsibilidade na receita.
Um cliente que vai fazer a compra de um produto pode optar por aderir também ao serviço, e vice-versa. Com isso, é possível aumentar o ticket médio por consumidor e, ainda, investir em ações de marketing estratégicas, como recomendações personalizadas para o público.
Em outras palavras, diversificar os serviços oferecidos no seu pet shop não é só uma ideia para atrair novos clientes. Com essa proposta, você pode também melhorar a fidelização do público e promover a escalabilidade do seu negócio.
Qual a importância estratégica do banho e tosa?
Para quem duvida das oportunidades que o banho e tosa oferecem em um pet shop, é interessante analisar a importância estratégica desse serviço. Afinal, não se trata apenas de uma questão de higiene. Essa também é uma abertura para fortalecer o vínculo com o cliente e aumentar os cuidados com os pets.
O banho e tosa fazem parte de um momento em que o animal de estimação recebe uma atenção especializada. Ao oferecer um serviço de qualidade, que traz conforto ao pet, é possível conquistar a confiança dos tutores. Desse modo, facilita a melhoria da relação com o público.
Outro ponto importante é que o banho e tosa geram tráfego na loja. Um cliente que foi apenas procurar por esse serviço pode se interessar pelos produtos e fazer uma compra maior. Com um atendimento de qualidade e serviços premium, a experiência desse consumidor só melhora, o que aumenta as chances de retornar.
O seu negócio pode ser estratégico também na hora de ofertar os serviços. Criar pacotes, assinaturas de planos mensais e promoções para quem compra produtos durante o banho e tosa tende a aumentar as vendas.
Como resultado, é possível ter um diferencial competitivo, principalmente se o seu pet shop investir em estratégias adequadas, após um bom estudo de mercado.
Esse é o momento ideal para implementar novas soluções, uma vez que o setor pet está crescendo no Brasil, com faturamento superior aos R$ 74 bilhões ao ano.
Como oferecer banho e tosa no pet shop?
Que tal descobrir como alinhar oportunidades competitivas com vantagens estratégicas? Confira as melhores dicas para começar a oferecer os serviços de banho e tosa no seu pet shop!
Prepare a estrutura física
Tudo começa com a construção de uma estrutura física adequada. O momento de cuidado com os pets pede por conforto, segurança e higiene. Portanto, é preciso pensar em todos esses elementos na hora de planejar o espaço de banho e tosa.
A área de banho precisa contar com pias ou banheiras adequadas para diferentes pets. Piso antiderrapante e um design atrativo para o animal de estimação também vai promover mais segurança e conforto emocional para o momento. Além disso, não se esqueça da importância da ergonomia para os colaboradores trabalharem.
Para a parte de secagem, é interessante também investir em superfícies antiderrapantes. Secadores profissionais e com pouco ruído são peças-chave para essa área, pois ajudam a secar os pets sem os assustar com o barulho.
Já a sala de tosa precisa de recursos práticos para garantir o corte dos pelos de forma segura. Um espaço com boa ventilação e iluminação vai tornar a rotina de trabalho mais confortável para os colaboradores e deixar o ambiente mais cômodo para os pets.
Lembre-se também de investir em uma sala de espera para os tutores que pretendem aguardar a finalização dos serviços. Nesse ambiente, aproveite para inserir atrativos e promoções para aumentar o interesse para levar mais produtos e serviços do seu pet shop.
Adquira os equipamentos necessários
Para completar a infraestrutura do espaço de banho e tosa, é importante investir em diversos equipamentos, como:
- pias;
- banheiras;
- secadores profissionais;
- produtos de higiene para cada tipo de pelo;
- bancada espaçosa;
- tesouras;
- máquinas;
- pentes e escovas;
- acessórios para finalizar a produção dos pets;
- decoração aconchegante.
Capacite a equipe
Deu check em todos os equipamentos para montar uma infraestrutura adequada para o banho e tosa? Agora, é hora de pensar na preparação dos colaboradores, com a capacitação adequada da equipe.
É fundamental contar com profissionais que estão aptos para fazer o banho e a tosa sem causar estresse nos pets. Esse momento é naturalmente assustador para diversos animais, principalmente por ser um ambiente diferente do que estão acostumados. Portanto, torna-se indispensável o treinamento para lidar bem com os bichos de estimação nesse momento.
A equipe também precisa estar preparada para identificar problemas de pele ou na saúde do animal para notificar os tutores. Além disso, o atendimento proativo e acolhedor vai ajudar a esclarecer todas as dúvidas sobre os serviços e a vender produtos adicionais.
Facilite o agendamento
Desde já, prepare-se para conseguir atender um bom número de clientes por dia. Afinal, de nada adianta ter uma boa infraestrutura e uma equipe capacitada, se a agenda não for bem gerenciada.
Facilite também o processo para o agendamento. Divulgue canais diversos para marcar horários, como o WhatsApp, redes sociais e sistemas online. Não se esqueça também do bom e velho telefone e atendimento presencial.
Vale a pena destacar que a agenda virtual permite visualizar os horários disponíveis e oferece mais autonomia para que os clientes escolham as melhores opções. Além disso, poupa tempo dos atendentes.
Crie pacotes promocionais
Para aumentar as vendas e captar cada vez mais clientes, com o aumento do ticket médio, pense sempre além. A criação de pacotes promocionais estimulam a fidelização e as compras com maiores valores.
Além disso, os planos e pacotes completos ajudam a ter mais previsibilidade da receita, o que favorece muito a gestão do pet shop. Portanto, para montar as opções para assinatura, pense nos principais serviços procurados pelos clientes, como:
- combo banho, tosa e cortes de unhas;
- descontos em planos mensais para mais de um pet;
- pacotes de banho premium, com hidratação dos pelos e perfumes.
Aposte em diferenciais
Esteja sempre um passo à frente da concorrência para ter a preferência do público nos serviços de banho e tosa. Para isso, aposte sempre em diferenciais que atraem os clientes, como:
- tosa artística;
- banho terapêutico;
- aromaterapia;
- hidratação e cortes modernos.
Aproveite as redes sociais para divulgar esses serviços e peça a permissão dos tutores dos pets para publicar fotos com o antes e o depois. Atrativos visuais são grandes aliados na atração de clientes.
Invista nos acessórios
Para fechar com chave de ouro, coloque um adereço que combine com a personalidade do pet. Assim, o tutor vai recebê-lo ainda mais fofo e com um charme a mais. Presilhas, gravatas, relógios e vários outros acessórios para cães e gatos vão deixar o seu trabalho ainda mais atrativo.
Como controlar e gerenciar o banho e tosa?
Para ter sucesso nos serviços de banho e tosa oferecidos no seu pet shop, é muito importante criar uma estratégia de controle e gestão do atendimento.
Para começar, crie protocolos para garantir que todos os passos sejam seguidos no momento da higiene e da tosa dos pets. Além disso, adote um sistema de gestão de agenda que facilite a compreensão da gerência, dos colaboradores e dos clientes.
Faça também um controle eficiente do estoque para evitar a falta de produtos e equipamentos para os serviços. Além disso, monitore os custos e os lucros obtidos ao longo do tempo.
Uma dica é investir em softwares de gestão para automatizar processos, organizar os dados e centralizar a informação. Com a tecnologia, o controle e o gerenciamento dos serviços de banho e tosa ficam muito mais práticos.
Qual a importância de monitorar os resultados?
Não se esqueça também de acompanhar os resultados dos serviços, observando sempre os indicadores, como:
- lucratividade;
- satisfação dos clientes;
- número de agendamentos;
- produtos mais vendidos;
- custos envolvidos.
Viu só como oferecer um diferencial competitivo é totalmente possível, principalmente quando você investe em boas estratégias? Foque em monitorar os resultados para fazer os ajustes necessários e garantir que os serviços de banho e tosa sejam um sucesso no seu pet shop.
Este post inspirou você a adotar novas práticas no seu pet shop? Acompanhe o ZettaPet no Instagram para ver ainda mais dicas valiosas para o seu negócio!