Mercado Pet em alta!
Brasil tem mais de 141,6 milhões de animais e mais de 40 mil estabelecimentos comerciais no setor
Conta para a gente: quantos animais de estimação você tem em casa? É gato, cachorro, pássaro, peixe, silvestre ou exótico? Se for um ou mais, você já faz parte das maiores estatísticas do setor no mundo. O mercado pet vem crescendo exponencialmente nos últimos anos e se firmando como uma das principais economias mundiais. São 1,6 bilhões de pets no planeta, 141,6 milhões deles no Brasil, segundo maior mercado, atrás apenas dos Estados Unidos. Os números quase alcançam um animal por habitante no Brasil.
Mas qual é o motivo de tanto crescimento, especialmente no nosso País? As mudanças do perfil das famílias, que impactaram diretamente na relação entre humanos e pets. Os casais estão buscando mais a companhia de um pet, reduzindo, inclusive, o número de filhos e até mesmo optando por não ter. Os animais tornaram-se membros da família e vivem cada vez mais dentro de casa, especialmente em apartamentos, devido à verticalização dos centros urbanos. Com a pandemia, a busca por um bichinho de estimação cresceu mais de 30%, segundo dados do Instituto Pet Brasil.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil possui mais de 55 milhões de cães, 40 milhões de aves, 30 milhões de gatos, 20 milhões de peixes ornamentais e 3 milhões de outros animais – desde pequenos mamíferos, como hamsters, coelhos e porquinhos da Índia, até répteis e anfíbios.
MERCADO
É claro que esse crescimento todo impactou no mercado de produtos e serviços do setor. Os donos dos animais aumentaram os cuidados com a saúde do pet e investiram mais em alimentação, idas ao veterinário e em creches e profissionais do ramo.
A categoria é composta por indústrias e integrantes da cadeia de distribuição dos segmentos de alimentos (Pet Food), medicamentos veterinários (Pet Vet), cuidados com saúde e higiene (Pet Care) e serviços (Pet Services). Hoje, o mercado pet já representa 0,36% do PIB brasileiro (6,4% de participação global), à frente dos setores de utilidades domésticas e automação industrial. Só em 2020, a indústria de produtos para animais de estimação faturou R$ R$ 40,8 bilhões – destaque para pet shops de pequeno e médio porte (com até 19 funcionários), que respondem pela metade de toda a movimentação.
Neste cenário em ascensão, o boom dos estabelecimentos comerciais do setor acompanha a alta no número de animais. No Brasil, há um pet shop para cada 3.500 habitantes – 40 mil estabelecimentos. Em Santa Catarina, há uma empresa do ramo para cada 3.200 pessoas (2.500 lojas e 8 milhões de habitantes). No município de Pinhalzinho/SC, onde estamos localizados, tem um pet shop a cada 2.000 moradores (10 estabelecimentos para 20 mil habitantes).
Para acompanhar esse desenvolvimento, o empreendedor precisa estar consciente de que o mercado requer serviços acessíveis, de qualidade, com alto padrão, e que atendam à legislação vigente. Além disso, é necessário lançar produtos para os novos nichos de mercado com a velocidade adequada – ou seja, investir em inovação e tecnologias para automatizar serviços.
Se você é um empreendedor do mercado pet ou pretende atuar em uma das áreas do segmento, confira abaixo as opções.
Pet care
Abrange a prestação de serviços voltados ao bem-estar animal e os produtos a eles associados: banho e tosa, comércio de produtos de beleza e higiene e acessórios (coleiras estilosas, roupas, bonés, meias protetoras para as patas etc.).
Pet shops
Concentram a comercialização de alimentos e produtos – roupas, acessórios, comedouros, berços, brinquedos, caixas de transporte, granulados sanitários, medicamentos, produtos estéticos e de limpeza – além de serviços como banho e tosa, vacinação e atendimento veterinário completo.
Pet services: adestrador e dog walker
Tutores que não têm tempo de passear com seus animais encontram nos dog walkers a saída para esse problema. Já os que têm dificuldade com o comportamento dos pets, podem contratar adestradores. Com o crescimento do número de locais pet friendly (shopping centers, restaurantes, cafés, hotéis, pousadas, padarias, academias têm aderido à essa política), ter um animal que saiba conviver bem com outras pessoas e bichos é fundamental para frequentar esses espaços.
Pet sitter e hotelaria
Ter com quem deixar o bichinho durante uma viagem é uma das preocupações recorrentes entre os donos. Para suprir essa demanda, vem crescendo o segmento de pet sitter, em que uma pessoa experiente no trato com animais atua como uma espécie de “babá”. Os chamados “hotéis para animais” também oferecem instalações adequadas e cuidados 24 horas.
Saúde animal
Não é simples nem barato abrir uma clínica ou um consultório para o atendimento de animais. Hoje, predominam no mercado os estabelecimentos voltados a cães e gatos, mas existe espaço para especialistas em animais silvestres e exóticos e para a oferta de serviços diferenciados, como os planos de saúde para pets. Eles tornam mais acessíveis serviços como a vacinação anual, as consultas de rotina, os tratamentos com especialistas (oncologistas, dermatologistas e oftalmologistas para animais, por exemplo) e as cirurgias eletivas (como a castração).
Pet food
O nicho de alimentação natural para pets também está em alta – é uma alternativa à ração industrializada, mais alinhada às necessidades nutricionais dos animais.
Agora que você sabe tudo sobre o setor que cresce de forma acelerada no Brasil e no mundo, que tal criar um planejamento e investir em um dos segmentos, usando tecnologia e inovação? A gente te ajuda nisso. Nosso Sistema de Gestão para Petshop ZettaPet simplifica a rotina do seu negócio e traz muitas vantagens.
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