Conheça 10 ações de marketing para pet shops que funcionam
Saber como investir em ações de marketing estratégicas para o seu negócio é o segredo para ter cada vez mais sucesso. Quando o assunto é o mercado pet, as oportunidades são ainda maiores, tendo em vista o crescimento desse setor no Brasil.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), só no ano de 2024, o mercado pet movimentou cerca de R$ 75,4 bilhões na economia brasileira, apresentando crescimento de quase 10% em relação ao ano anterior. Aproveitar esse período de ascensão com boas táticas de marketing só vai aquecer o seu negócio.
Neste artigo, fique por dentro de 10 ações de marketing e saiba como elaborar um planejamento eficiente para se destacar da concorrência e fidelizar o público!
1. Crie programas de fidelidade
Ao mesmo tempo em que o mercado está aquecido, a concorrência também tende a aumentar. Afinal, quem é que não gosta de aproveitar boas oportunidades de fazer o negócio crescer?
Sendo assim, é importante criar estratégias para ter um diferencial da concorrência. Para isso, nada melhor que convencer um cliente a retornar para o seu negócio.
Os programas de fidelidade para pet shop são excelentes escolhas. Isso porque, um tutor de um animal de estimação sempre vai precisar de produtos da loja. Desse modo, ter um incentivo para voltar ao seu negócio, com a oportunidade de ganhar um brinde, um desconto ou algum benefício ao se fidelizar, pode ser o que faltava para conquistar esse consumidor.
Aproveite para implementar cartões de pontos para acumular a cada compra e, ao final, trocar por um produto ou serviço. Outra opção é dar benefícios exclusivos para os clientes fidelidades, como brindes, atendimento prioritário, serviços etc.
2. Aposte em pacotes com descontos progressivos
Se você está em busca de estratégias de marketing que funcionam bem para aumentar o ticket médio do pet shop, pode apostar em descontos progressivos para os clientes. A dinâmica é a seguinte: sempre que o consumidor atingir um certo valor de compras, ele recebe uma cortesia em troca.
Quer um exemplo? Feche pacotes de banho e tosa, se o seu pet shop oferecer esse serviço, com valores mais acessíveis. Nesse caso, é possível oferecer 5 banhos pelo preço de 4.
Monte também kits de produtos que os clientes costumam levar em conjunto. Assim, ao aderir ao combo, é possível economizar na compra. Ao mesmo tempo, o consumidor leva mais itens, o que aumenta o ticket médio.
3. Personalize a experiência do cliente
Para investir em fidelização com ações de marketing para vender mais, é interessante que o cliente se sinta único para o negócio. Por isso, a personalização é um elemento muito importante.
Cada experiência de compra pode ser, de fato, única, ao investir em estratégias que personalizam a jornada do cliente em seu negócio. Uma dica muito importante, principalmente se o consumidor estiver com o pet ao lado, é chamar o animal pelo nome. Portanto, prepare a sua equipe para isso.
Faça também ações de marketing digital, como o envio de mensagens personalizadas pelo canal de comunicação. O dia do aniversário do pet ou do cliente, por exemplo, é uma data interessante para oferecer promoções, descontos ou brindes exclusivos.
Estude também o histórico de compras dos clientes para oferecer recomendações personalizadas. Além disso, com base nesses dados, é possível oferecer assinaturas customizadas, com planos em que o consumidor paga um valor fixo periodicamente para produtos ou serviços recorrentes em seu pet shop, como rações, banhos e tosas.
4. Promova adoções
Uma ação de marketing muito atrativa para a imagem do pet shop é a promoção de adoção de animais de estimação. Além de fortalecer a causa de oferecer um lar para cães e gatos, por exemplo, você pode atrair consumidores que são engajados com esse movimento.
Formar parcerias com ONGs que realizam feiras de adoção e ceder um espaço da sua loja são iniciativas muito válidas para promover essa ideia. Faça parte também de campanhas de conscientização sobre a importância de adotar pets.
Para fechar com chave de ouro a sua estratégia, ofereça benefícios aos clientes que adotaram pets na sua loja. Oferecer um banho grátis, por exemplo, ou uma porcentagem de desconto na primeira compra, pode ajudar na fidelização.
5. Invista em promoções sazonais
Datas específicas podem atrair mais clientes para o negócio. As oportunidades são ainda melhores quando você investe em promoções sazonais para aumentar as vendas.
Períodos como as festividades do final de ano, Dia Mundial do Cachorro (26 de agosto), Dia Internacional do Gato (08 de agosto) ou Dia Internacional dos Animais (04 de outubro), por exemplo, são propícios para promoções sazonais. Nessas épocas, é possível montar oportunidades, como levar dois produtos e pagar por um.
6. Crie conteúdo relevante
As estratégias de marketing para pet shop não precisam sempre estar ligadas ao número de vendas. É possível também utilizá-las para fortalecer a autoridade da marca no mercado e melhorar a proximidade com o cliente.
Quem está se tornando tutor de pet de primeira viagem vai adorar conferir dicas de como cuidar bem do animal de estimação. O mesmo vale para as pessoas mais experientes, pois sempre tem mais informações e curiosidades para aprender.
Então, por que não ser o canal que vai oferecer conteúdos que educam os clientes? Criar postagens educativas, interativas e atrativas vai estreitar os vínculos com o consumidor e ajudar a sua marca a fazer parte do dia a dia do público.
Aproveite o espaço nas redes sociais, faça publicações em blogs, divulgue e-books gratuitos e ofereça dicas por e-mail marketing para os seus clientes.
Fale sobre alimentos para evitar na dieta de cães e gatos, frequência ideal de banho para cada raça, opções de rações para diferentes portes de animais, entre vários outros conteúdos relevantes.
7. Organize e/ou participe de eventos pet
Quer ideia melhor para chamar mais pessoas para engajar com o seu negócio do que a organização e participação de eventos? Os pet shops podem aproveitar feiras de adoção, workshops de treinamento e adestramento de animais e demais atividades para envolver toda a comunidade e aproximar novos clientes.
Atividades que mostram os verdadeiros valores da sua marca e os cuidados com os pets, por exemplo, vão ajudar a ganhar a confiança do público e facilitar a fidelização. Não é à toa que demonstrações ao vivo de banho e tosa fazem sucesso entre os consumidores.
Para escolher o perfil do evento para usar como ação de marketing, sempre leve em consideração as características principais do seu público-alvo. É assim que você desenvolve uma estratégia certeira para melhorar a comunicação com os seus clientes ideais.
8. Realize parcerias locais
O seu negócio não precisa trabalhar sozinho. Aproveite a oportunidade do nicho para fazer parcerias com profissionais e outras empresas que atuam no mesmo ramo. Clínicas veterinárias, pet sitters e demais lojas podem ajudar a ampliar o seu alcance e montar planos que oferecem vantagens para todos os negócios.
Quer uma ideia de como aproveitar as parcerias locais? Proponha a criação de cupons cruzados com os seus aliados. Assim, o cliente ganha desconto no seu pet shop e em um serviço parceiro e vice-versa.
Aproveite as parcerias locais também para fazer divulgações mútuas. A criação de collabs nas redes sociais, por exemplo, é uma tendência e pode ajudar o cliente a conhecer não apenas uma, mas diversas marcas úteis para cuidar melhor do pet.
9. Use WhatsApp e e-mail marketing como recursos
Tenha um carinho especial na forma de se comunicar com o público. Um diálogo próximo, rápido e atencioso pode ser o segredo para ganhar a confiança do cliente e manter o contato.
O WhatsApp é um excelente canal de comunicação, justamente por ser mais abrangente para todos os perfis de clientes. No Brasil, cerca de 93% a 99% dos usuários de internet têm esse aplicativo instalado, segundo a RD Station, o que facilita o envio de mensagens rápidas e criativas.
O e-mail marketing também é uma excelente oportunidade. Por esse canal, é possível oferecer conteúdos educativos, ofertas e newsletter para manter a comunicação com os clientes.
Aproveite os canais de contato online para:
- enviar lembretes de agendamento;
- atualizar o público sobre o horário de funcionamento da loja;
- divulgar promoções e muito mais.
Conte também com os recursos de automação para enviar mensagens automáticas e não deixar nenhum cliente de fora.
10. Esteja presente nas redes sociais
É de se esperar que marcar presença nas redes sociais seja uma das principais ações de marketing. Afinal, são espaços vitais para o engajamento de uma marca e oferecem excelentes oportunidades para vender mais.
A escolha das redes sociais para criar perfis para o seu negócio vai depender diretamente do perfil do público. O Instagram e o Facebook são ótimos para se comunicar com clientes das gerações Millennials e X. Já o TikTok vai ajudar a criar conteúdos educativos, curtos e engraçados, principalmente para atrair a geração Z.
Conte também com o tráfego pago nas redes sociais para aumentar o alcance. Em épocas especiais, como períodos de promoções, sorteios e datas comemorativas, crie anúncios patrocinados para impulsionar os resultados e acompanhe os indicadores de desempenho.
Em geral, existem inúmeras ações de marketing para pet shops. Para escolher as melhores estratégias para a gestão do seu negócio, comece sempre pelas ideias mais simples. Com base nos resultados e no feedback dos clientes, você pode saber o efeito das táticas adotadas e personalizar cada vez mais as iniciativas de engajamento.
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